Programa Salvador Cidade das Letras

Programa Salvador Cidade das Letras

Seleção de bolsista voluntário alfabetizador-coordenador de turma (etapa 2012/2013)

PORTARIA Nº. 158/2013
O SECRETÁRIO MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições legais,

RESOLVE:
Art. 1º Publicar Edital de Seleção dos Bolsistas voluntários Alfabetizador – Coordenadores de Turma e Alfabetizadores, Anexo I, para a execução da Etapa 2012 do Programa Salvador Cidade das Letras / Brasil Alfabetizado, conforme Resolução CD / FNDE nº 044 de 05 setembro de 2012.

Parágrafo Único: O Edital de Seleção está disponível no Portal da Secretaria Municipal de Educação, site: http://www.educacao.salvador.ba.gov.br e no Blog: http://programasalvadorcidadedasletras.blogspot.com.br.

Art. 2º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação.

JOÃO CARLOS BACELAR
Secretário

ANEXO I

SELEÇÃO DE BOLSISTAS VOLUNTÁRIOS ALFABETIZADOR-COORDENADORES DE TURMA PARA ATUAÇÃO NO PROGRAMA SALVADOR CIDADE DAS LETRAS / PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO

A Secretaria Municipal da Educação – SMED, entidade executora do Programa Brasil Alfabetizado, instituído pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI, do Ministério da Educação, torna público as Normas Gerais para o processo de seleção de BOLSISTAS VOLUNTÁRIOS ALFABETIZADOR-COORDENADORES DE TURMA para atuar no referido programa.

1. Objeto:

Seleção de BOLSISTAS VOLUNTÁRIOS ALFABETIZADOR-COORDENADORES DE TURMA com formação de nível superior em Educação, já concluída ou em curso, que ficarão responsáveis por acompanhar a Etapa 2012/2013. As atribuições estão descritas no Anexo I.

2. Objetivo:

Acompanhar a execução da etapa 2012/2013 do Programa Salvador Cidade das Letras/Brasil Alfabetizado, seguindo as orientações da Resolução nº 44 de 5 de setembro de 2012.

3. Público Alvo:

Poderão se inscrever ao processo seletivo, profissionais com formação de nível superior em Educação, já concluída ou em curso que preencham os seguintes critérios:

- Ser preferencialmente professor de rede pública de ensino.
- Ter formação de nível superior em Educação, já concluída ou em curso.
- Ter e comprovar experiência anterior em educação, preferencialmente, em educação de jovens e adultos.
- Ser capaz de manter controle sobre o trabalho em desenvolvimento nas turmas e de desempenhar todas as atividades descritas para os alfabetizador-coordenadores de turmas conforme descrito nesse Edital.

4. Formação do Bolsista Voluntário Alfabetizador-Coordenador de Turma:

Os bolsistas voluntários alfabetizador-coordenadores de turma serão selecionados entre os candidatos que apresentarem o perfil informado, por ordem maior de classificação e número de vagas disponíveis.

Após aprovação, os bolsistas voluntários alfabetizador-coordenadores de turma selecionados participarão obrigatoriamente de uma formação específica a ser ministrada por uma Instituição de Ensino Superior (IES) ou Secretaria Municipal da Educação – SMED.

A formação é presencial e tem oito meses de duração. Será realizada uma formação inicial de 40 horas e uma continuada de 64 horas que podem ser distribuídas em: oito horas mensais, quatro horas quinzenais ou duas horas semanais, com certificação emitida pela instituição formadora para aqueles que cumprirem no mínimo 75% de presença e obtiverem rendimento igual ou superior a 7,0 (sete).

5. Bolsa Benefício FNDE:

Será paga pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento  da Educação (FNDE), uma bolsa mensal para os bolsistas voluntários alfabetizador-coordenadores de turma, com cinco turmas de alfabetização ativas, cujo o valor é de R$ 600,00 em 08 parcelas, através do Sistema Geral de Bolsas (SGB).

6. Número e distribuição de vagas:

Serão ofertadas 40 vagas para bolsistas voluntários alfabetizador-coordenadores de turma, distribuídas em quatro polos formados pelos bairros de Salvador. Os bairros listados nesse Edital, possuem os maiores índices de analfabetismo de acordo com os dados do IBGE (2010).

7. Etapas do processo seletivo:

7.1- 1ª ETAPA – INSCRIÇÃO (eliminatória)

Preenchimento da ficha de inscrição, disponível no site da SMED (http://www.secult.salvador.ba.gov.br/site/index.php) no link documentos e entrega da mesma em envelope lacrado juntamente com os documentos solicitados no item 8 na recepção do Anexo III da SMED (Rua Boa Vista de Brotas, nº 28 – Engenho Velho de Brotas), nos seguintes horários: 8h30min às 11h30min e 13h30min às 20h, no período de 27 de março à 05 de abril de 2013 (a entrega poderá ser feita pelo candidato ou portador com documento de identidade). No envelope deverá constar o nome completo do candidato, cargo pretendido (alfabetizador-coordenador de turma) e o polo para o qual o mesmo está se inscrevendo. A lista das inscrições homologadas será publicada no blog http://programasalvadorcidadedasletras.blogspot.com.br/ e no site da SMED, no dia 09 de abril de 2013. Observa-se que a ausência de quaisquer documentos solicitados no item 8, implicará na desclassificação do candidato.

7.2- 2ª ETAPA – PROVA ESCRITA (eliminatória)

O candidato que tiver sua inscrição homologada será convocado para a realização da prova escrita que ocorrerá no dia 12 de abril de 2013 às 18h no Colégio Central da Bahia (Av. Joana Angélica, s/n - Nazaré). Os candidatos terão 03 (três) horas para responder a prova. A lista dos aprovados será publicada no portal da SMED e no blog do programa (referido no item 7.1), a partir do dia 17 de abril de 2013.

7.3- 3ª ETAPA – DINÂMICA DE GRUPO (classificatória)

Os candidatos aprovados na prova escrita participarão de uma dinâmica de grupo no dia 22 de abril no mesmo local da realização da Prova Escrita. O horário será publicado posteriormente. Nesse mesmo dia o candidato deverá entregar o currículo impresso e comprovações em envelope lacrado contendo na capa o nome completo do candidato e o polo escolhido (a entrega poderá ser feita pelo candidato ou portador). O resultado da 3ª etapa será divulgado no dia 26 de abril de 2013 no blog do programa e no portal da SMED.

7.4- 4ª ETAPA – ANÁLISE DE CURRÍCULO (classificatória)

O resultado dessa etapa também será divulgado no dia 26 de abril de 2013 no blog do programa e no portal da SMED.

8. Documentação

O envelope lacrado deverá conter juntamente com a ficha de inscrição preenchida e impressa a seguinte documentação:

- Cópia da carteira de identidade (frente e verso).
- Cópia do CPF.
- Antecedentes criminais: http://www.ba.gov.br/antecedentes/index.asp
- Cópia da Certidão de Casamento, caso haja mudança de nome em relação aos documentos apresentados.
- Cópia do diploma de graduação (frente e verso).
- Cópia do comprovante de matrícula para os graduandos.
- Cópia do contracheque se for professor da rede pública de ensino.
- Comprovante(s) de experiência(s) anterior(es) em educação.
- Declaração de disponibilidade contido no site da SMED (http://www.secult.salvador.ba.gov.br/site/index.php) no link documentos.

OBSERVAÇÃO: Não serão considerados documentos cujas cópias não estiverem legíveis.

9. Critérios de Desclassificação:

Será desclassificado o candidato que
- deixar de cumprir ou atender aos itens listados nos requisitos para inscrição;
- não comparecer no dia da realização da prova escrita;
- e obtiver em qualquer etapa eliminatória nota inferior a média 7,0 (sete).

10. Critérios de Seleção

O processo seletivo será realizado por uma comissão de seleção formada por profissionais da Coordenadoria de Ensino e Apoio Pedagógico - CENAP e consistirá em:

10.1  Entrega da documentação – O candidato deverá entregar toda a documentação solicitada para que a sua inscrição seja homologada.

10.2 Prova escrita – O candidato será aprovado nessa etapa se obtiver nota igual ou superior a 7,0 (sete).

10.3 Dinâmica de grupo – Nessa etapa serão realizadas dinâmicas de grupo para avaliar o perfil do candidato, tendo em vista o conjunto de atribuições do bolsista voluntário alfabetizador-coordenador de turma.

10.4 Análise de currículo - Entrega do currículo impresso acompanhado das comprovações de acordo com os seguintes critérios:

CRITÉRIO
QUANT. MÁXIMA DE TÍTULOS
VALOR UNITÁRIO
VALOR TOTAL MÁXIMO
01
Graduação completa
(Educação)
01
30,0

30,0
02
Pós-Graduação completa ou em curso (Educação)
01
10,0
10,0
03
Experiência em docência (em qualquer nível ou modalidade de ensino, exceto em EJA)
01
5,0
5,0
04
Experiência em docência de EJA
01
15,0
15,0
05
Experiência como alfabetizador do PSCL
01
10,0
10,0
06
Experiência em Coordenação Pedagógica
01
10,0
10,0
07
Experiência como alfabetizador-coordenador de turma do PSCL
01
10,0
10,0
08
Participação em movimentos sociais
01
10,0
10,0
TOTAL MÁXIMO DE PONTOS
100,0

ATENÇÃO: Todas as informações publicadas no currículo somente serão pontuadas com a apresentação de documentos comprobatórios, a saber: diplomas e certificados para a titulação acadêmica; declarações para experiências profissionais e vinculação com movimentos sociais.

11. Critérios de desempate

Maior tempo de atuação como docente na Educação de Jovens e Adultos.

12. Realização da prova escrita

A prova escrita versará de questões referentes à educação de jovens e adultos e será realizada no dia 11 de abril de 2013, às 18h, no Colégio Central da Bahia (Av. Joana Angélica, s/n - Nazaré). O candidato terá 03 (três) horas para realização da prova escrita. O ingresso do candidato na sala será realizado mediante a apresentação da carteira de identidade ou qualquer outro documento com foto. Após o início da prova não será permitida a entrada de candidatos no local. Recomenda-se chegar com trinta minutos de antecedência.

13. Resultado final

O Programa Salvador Cidade das Letras / Programa Brasil Alfabetizado responsabilizar-se-á pela seleção e publicação eletrônica da lista de candidatos selecionados, a partir do dia 22 de abril de 2013, no blog do programa (http://programasalvadorcidadedasletras.blogspot.com.br/) e portal da SMED (http://www.secult.salvador.ba.gov.br/site/index.php).

Não caberão recursos ao processo seletivo e seus resultados. Os casos omissos e as situações não previstas serão resolvidos pela comissão de seleção.

14. Informações Gerais

- O candidato aprovado para a função de bolsista voluntário alfabetizador-coordenador de turma será integrado ao programa mediante a vinculação de um grupo de trabalho composto por 05 (cinco) alfabetizadores com turmas formadas por 15 (quinze) alfabetizandos. A enturmação dos alfabetizadores nos polos é de inteira responsabilidade da gestão local.

- As aulas deverão ser realizadas preferencialmente em escolas municipais e em outras instituições parceiras que ofereçam condições físicas adequadas para a realização das práticas pedagógicas. O bolsista alfabetizador-coordenador deverá se corresponsabilizar juntamente com o alfabetizador pela providência desse local.

- O candidato poderá participar, concomitantemente, da seleção para bolsista voluntário alfabetizador e bolsista voluntário alfabetizador-coordenador de turma, desde que atenda os pré-requisitos solicitados.

- Se porventura, as vagas de um polo não forem todas preenchidas, a comissão de seleção poderá alocar as mesmas para outro polo. O critério utilizado para tal será os bairros que possuem o maior índice de analfabetismo. 

- Informações adicionais poderão ser obtidas pelo blog do programa http://programasalvadorcidadedasletras.blogspot.com.br



ATRIBUIÇÕES DO BOLSISTA VOLUNTÁRIO ALFABETIZADOR-COORDENADOR DE TURMA

- Acompanhar o processo de alfabetização de jovens e adultos nos locais em que ele ocorre, fazendo o acompanhamento pedagógico da alfabetização de cinco turmas nos termos definidos na Resolução nº 44 de 05 de setembro de 2012.
- Realizar encontro pedagógico quinzenal com os alfabetizadores e tradutores intérpretes de Libras das turmas sob seu acompanhamento.
- Acompanhar o planejamento e a aplicação de testes cognitivos de entrada e de saída aos alfabetizandos, encaminhando os mesmos para que o gestor local os arquive.
- Consolidar os resultados dos testes cognitivos de entrada e de saída, providenciando sua inserção no Sistema Brasil Alfabetizado.
- Orientar os alfabetizadores a utilizarem os resultados dos testes cognitivos de entrada para diagnosticar o perfil dos alfabetizandos (incentivando, quando possível, o encaminhamento daqueles que forem considerados em condições para a Educação de Jovens e Adultos) e para planejar ações de alfabetização mais adequadas aos jovens, adultos e idosos da turma.
- Informar no SBA o resultado da situação final dos alfabetizandos das turmas sob sua coordenação em até 30 (trinta) dias após o término das atividades da turma.
- Identificar e relatar à gestão local as dificuldades de implantação do Programa.
- Acompanhar e registrar as ações relacionadas à distribuição do material escolar e pedagógico, da merenda, ao registro civil, aos exames oftalmológicos e distribuição de óculos.
- Encaminhar, junto com a gestão local, jovens, adultos e idosos já alfabetizados para a matrícula na Rede Municipal de Ensino - EJA.
- Participar da seleção de material didático, de acordo com as diretrizes do Programa Nacional do Livro Didático para a Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (PNLD-EJA).
- Acompanhar e atualizar a frequência dos alfabetizadores e tradutores-intérpretes de Libras nas turmas sob sua coordenação, encaminhando as informações ao gestor local.
- Controlar a frequência dos alfabetizandos, consolidando mensalmente as informações em fichas e relatório de frequência dos alfabetizandos.
- Registrar mensalmente as informações nos questionários sobre as turmas no SBA.
- Identificar, em parceria com os alfabetizadores sob sua coordenação, alfabetizandos com necessidades educacionais especiais nas turmas do Programa Brasil Alfabetizado.
- Planejar e acompanhar as estratégias de fomento à leitura e à escrita, em parceria com os alfabetizadores.
- Corresponsabilizar-se pelas práticas pedagógicas e pelo desempenho dos alfabetizandos nas turmas do PSCL.


POLO 1

CAJAZEIRAS, ITAPUÁ E ORLA
POLO 2

CABULA, PIRAJÁ, SÃO CAETANO E LIBERDADE
POLO 3

CENTRO, CIDADE BAIXA E SUBURBIO I
POLO 4

ILHA DE MARÉ E SUBURBIO II
10 VAGAS
10 VAGAS
10 VAGAS
10 VAGAS
Castelo Branco
Colina Azul
Colinas de Pituaçu
Cajazeiras
Cassange
Jardim Margaridas
Jardim Santo Inácio
Mata Escura
Mata dos Oitis
Mussurunga
Nova Brasília
Parque São Cristóvão
Vale dos Lagos
Vila 2 de Julho
Vila Canária
Pau da Lima
São Marcos
Sete de Abril
Aeroporto
Alto do Coqueirinho
Bairro da Paz
Boca do Rio
Marback
Itapuã
Pituaçu
Praia do Flamengo
Rio das Pedras
Stiep
Vale dos Rios
Pituba
Santa Cruz
Vale das Pedrinhas
Granjas Rurais Presidente Vargas
Jaguaripe I
Novo Marotinho
São Rafael
Fazenda Grande IV
Nordeste Amaralina
Alto do Peru
B. V. de São Caetano
Bom Juá
Capelinha
Conjunto Pirajá
Faz Grande Retiro
Marechal Rondon
Pirajá
São Caetano
Valéria
Jardim Nova Esperança
Palestina
Santo Agostinho
Conjunto ACM
Engomadeira
N. S. do Resgate
Narandiba
Nova Sussuarana
Pernambues
Saboeiro
São Gonçalo
Sussuarana
Tancredo Neves
Beiru/Arenoso
Est. Barreiras
Pau Miúdo
Pero Vaz
Santa Mônica
Sieiro
IAPI
Cidade Nova
Liberdade
Lapinha




Alto do Cabrito
Alto S. Terezinha
Boa Vista do Lobato
Plataforma
Rio Sena
São João Cabrito
Massaranduba
Ribeira
Thomé de Souza
Vila Rui Barbosa
Mangueira
Lobato
Uruguai
Calcada
V.Ruy Barbosa
Monte Serrat
Federação
Macaúbas
Cosme de Farias
Acupe
Brotas
Santo Agostinho
Vila Laura
Alto das Pombas
Bonfim
Jardim Cruzeiro











Ilha dos Frades
Praia Grande
N. S.das Candeias
N. S. das Neves
Santana
B. Jesus Passos
Cajaiba
Botelho
Bananeiras
Maracanã
Itamoabo
Malhada
Porto dos Cavalos
Martelo
Ponta Grossa
Alto de Couto
Base Naval
Fazenda Coutos
Colinas de Periperi
Mir. de Periperi
Paripe
Periperi
Tubarão
Vista Alegre
Moradas da Lagoa












11 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Quando vai começar o processo seletivo para coordenador?
    Quais as disciplinas que iram cair nas provas?
    Quantas turmas no máximo cada Coordenador pode ter?

    Agradecida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Eliane,

      Gentileza olhar o edital que está publicado nesse blog.

      Atenciosamente,

      Anuska Andreia
      Programa Salvador Cidade das Letras

      Excluir
  3. Gostaria de saber da equipePSCL quando se realizará a seleção pois alfabetizadores que trabalharam conosco bem como novos candidatos estão nos procurando para participarem. Muito grata!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Cristiane,

      Gentileza olhar o edital que está publicado nesse blog.

      Atenciosamente,

      Anuska Andreia
      Programa Salvador Cidade das Letras

      Excluir
  4. Olá,Gostaria de saber tres coisas:

    1. A ficha de inscrição e a ficha de disponibilidade pode ser digitada?
    2. A prova será dia 11 ou dia 12? No edital constam essas duas datas para o mesmo evento.
    3. Na 2º etapa, o edital descreve que: "Nesse mesmo dia o candidato deverá entregar o currículo impresso e comprovações em envelope lacrado contendo na capa o nome completo do candidato e o polo escolhido (a entrega poderá ser feita pelo candidato ou portador)." COMO ASSIM??? Iremos entregar 2 envelopes lacrados???

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Eva,

      Pode ser digitada, mas gentileza privilegiar o modelo disponibilizado pelo programa.

      A prova será dia 12, mas fique atenta na data divulgada juntamente com a homologação dos inscritos.

      Em outra etapa iremos solicitar outros documentos conforme descrito no edital e deverá também ser entregue em outro envelope.

      Atenciosamente,

      Anuska Andréia de Sousa Silva
      Programa Salvador Cidade das Letras

      Excluir
  5. Boa tarde,
    Eu conclui o curso de pedagogia em 2011.2 e ainda não peguei o diploma, pois o mesmo ainda não está pronto. Como faço? Posso levar uma declaração expedida pela faculdade comprovando que conclui o curso?
    Grata

    ResponderExcluir
  6. Prezada,

    Pode trazer a declaração de conclusão.

    Atenciosamente,

    Anuska Andreia de Sousa Silva
    Programa Salvador Cidade das Letras

    ResponderExcluir
  7. Olá Anuska! E a lista das inscrições homologadas? Onde encontro? Grata.

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    A lista se encontra no lado direito do blog, local onde se encontra as páginas do blog. São as últimas páginas.

    Atenciosamente,

    Anuska Andreia
    Programa Salvador Cidade das Letras

    ResponderExcluir